Cuidado na hora de comprar carros seminovos ou usados!

Cuidado na hora de comprar carros seminovos ou usados!

A compra de um carro novo é o sonho de muitos. No entanto, outros querem comprar carros usados ou usados, seja porque o dinheiro é escasso, ou porque não querem perder, devido à desvalorização excessiva quando abandonam o concessionário.

No entanto, quando pensamos em comprar um carro usado ou novo, a preocupação deve ir muito além da avaliação mecânica, com um profissional de confiança. Para que a compra não se torne uma dor de cabeça, requer certa atenção legal, que muitas vezes passa despercebida para a maioria das pessoas.

A primeira cura é consultar o histórico do veículo em circulação, o que se pode fazer através da Internet, com a indicação da matrícula e o número do RENAVAN. Com ela se verifica a existência de infrações de trânsito (multas), licenças atrasadas e dívidas de imposto sobre veículos (único dono) que, com a venda, tornam-se obrigações do novo proprietário.

Além disso, a consulta com o SIMULADO evita a compra de um veículo com restrição judicial, como a penhora e o fecho da transferência, ou o que serve como garantia da dívida (cessão fiduciária).

A consulta das reclamações é também uma questão que se deve considerar. A Federação Nacional de Seguradoras – FENASEG oferece uma consulta gratuita em seu site, onde o usuário pode saber se o veículo já teve em sua história um evento com perda total.

Não menos importante é saber a situação financeira do vendedor, eliminar ou pelo menos reduzir significativamente o risco de perda do veículo por fraude aos credores. Para isso, é importante que o comprador faça envios judiciais (justiça estadual, federal e trabalhista), para verificar a existência de algum tipo de ação que possa afetar a vida financeira do vendedor.

Também é necessário investigar a existência de um protesto contra o vendedor. Esta consulta pode ser realizada gratuitamente e para todos os estados da Federação no site http://pesquisaprotesto.com.br/, administrado pelo Instituto Brasil – IEPTB de Estudos de Proestas de Títulos.

Deixe uma resposta

Fechar Menu